domingo, 28 de fevereiro de 2010

Preparando a pele...




Qualquer pessoa que fica encantada por maquiagem, inicialmente, en-lou-que-ce com as quantidades variadas de cores de sombras que existem por aí. Em duos, unos, ou em paletas mega-escandalosas, com mais de 100 cores, que é o sonho de qualquer humano! (culpada!). Mas nessa loucura de cores nos olhos, esquecemos que nossa pele também precisa de uma corzinha, e de uma atenção um pouco maior na gaveta de makes!

Nunca fui muito fã de pó, antigamente, pq minha mãe ficava fazendo a caveira de quem passava muito pó de dia, que a pele envelhece, etc... Bom, depois que comecei a optar por minhas próprias escolhas, descobri que um pouco de pó não faz mal a ninguém! O que diferencia é somente a maneira em que ele é usado... simples, não? Então vou fazer um passo-a-passo de como deixar a pele em harmonia com a maquiagem super drag queen que a gente coloca nos olhos! hehehe

Prepare-se que o post é longo, mas vale a pena!

Este é uma dica simples, para uma avançada, veja o este post AQUI, que fiz ano passado, sobre iluminador e bronzeador!

Você vai precisar de:
Base líquida, pó compacto, corretivo, blush;
Pincel para base, pincel para pó/blush, esponjinhas.




1° passo:

Limpar a pele!

Limpar o rosto com um sabonete neutro, vendido em farmácias de manipulação, além de previnir a acne, ajuda a fixar a maquiagem e não prejudicar a cutis. [uuuii] E para finalizar a limpeza, um tônico adstringente não pode faltar.

Fixar a maquiagem!


Existem várias maneiras de fixar a maquiagem, tanto nos olhos quanto no rosto. Há primers, dos mais variados preços, indicados apenas para tal área do rosto.
Como é o Potencializador de Sombras do Boticário, que é indicado apenas para prolongar a duração e potencializar a cor da sombra escolhida para os olhos.
Para o rosto existe o primer da Contém 1g. E tantos outros primers, de diversas marcas e preços, que cabem [ou não] no bolso de cada uma.

Mas há também uma maneira mais barata (e creuza) de fixar a make!
Como já postei aqui, uma misturinha de glicerina e água, server para potencializar a cor da sombra nos olhos.

E uma maneira rápida para ajudar a fechar os poros da pele, para receber toda a argamassa pra tapar as imperfeições (haha) é enrolar um cubo de gelo, em um pano, e dar pequenas batidas em todo o rosto... ou quando a pressa é muito grande, passar uma água beeem gelada no rosto, já ajuda um pouco!


2° passo:

A base!

Líquida ou em mousse, é ela que da um aspecto homogêneo a pele, e tapa as imperfeições mais supérfluas da pele, como algumas manchas de sol, ou acnes mais superficiais.

Como espalhar!

Dedos: A única maneira que não acho recomendável é espalhar com os dedos, pois não alcança todas as áreas, o produto acumula demais em algumas partes, e o desperdício é MUITO maior!

Esponja: É uma boa opção, pois as esponjas [em formato de queijo, por exemplo] são baratas e espalham em uma área maior do rosto. Não esqueça que ela absorve muito produto, então pode não ser muito econômica! E não esquece que tem que ser lavada no mínimo 1 vez por semana, e descartada após 4 lavagens.

Pincel específico para base: Tem que ser de cerdas artificiais, pois as naturais absorvem todo o produto, então o desperdício rola solto. Com as cerdas artificiais, e a ajuda de uma paleta para espalhar o produto [eu uso o verso de um CD, coloco o mínimo possível, e vou espalhando com o pincel no rosto, em sentido para fora e para baixo, fazendo cortono em todo o rosto. O efeito fica muito mais natural e econômico.


3° passo:

Pó compacto!

Para finalizar o trabalho com a base líquida, um pouco de pó espalhado com um Pincel grande e fofinho, bem esfumado na pele, 'segura' a base, e ajuda a tirar um pouco da oleosidade da pele.


Corretivo!


Recomendado para tirar olheiras e pequenas imperfeições da pele, como espinhas e manchas de sol, o corretivo precisa ser da mesma cor da pele, ou um tom abaixo para clarear as áreas escuras do rosto. Pode ser espalhado com pincel para corretivo ou esponjinha [mais higiênico] ou com o dedão mesmo! Dando umas pequenas batidinhas já dá o efeito desejado.

5° passo:

Blush!

Indispensável para um arzinho de saúde e de 'phyna', o blush tem que ser usado com muita CONSCIÊNCIA! Por favor, imploro! haha.. Bon senso é muuuito importante! Para peles morenas, um tom em cobre bem de leve, com pincel propício para blush, dá o toque final na maquiagem. Tons rosinha para peles brancas.

O truque é simples, dá aquele sorrisinho falso, e com muita calma e paciência, de umas pinceladas na parte que fica saltada da bochecha, em direção as têmporas. Uma esfumadinha com o próprio pincel, e voi lá!

Não esquecer: Claro que para manter a pele de boneca por trás de toda essa parafernália de produtinhos milagrosos, é sempre muito importante TIRAR a maquiagem a noite, limpar e hidratar a pele! ;)

E aí, prontas pra arrasar?

Beijinhos!

1 Comentários:

andri_souza disse... [Responder comentário]

Tem um primer da Koloss que ta sendo super elogiado também, lá em Capão da Canoa, ele custava 25,00 - obviamente aqui em Sta Maria dever ser bem mais caro.
como potencializador de sombras, é bem bom esse do O Boticário, mas eu gosto mais do creme fix da Contém 1g aliás, precisa comprar outro!. :P

Postar um comentário