sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Por que tirar a maquiagem é tão importante?



“Dormir com maquiagem envelhece, além de fazer mal a pele.”

Quem soltou um ‘putz’ ao ler essa frase acima, esse post foi feito para você, querida amiga. Por falta de informação ou por não ser acostumada, 7 em cada 10 mulheres cometem essa gafe no mundo beauté. Você não quer aumentar essa estatística, não é? Então vem comiiigo que te explico!

Antes de tratar a maquiagem como uma profissão, já maquiava parentes e amigas para festas, e sempre ao terminar a maquiagem, recomendei, quase exigi, que se tire a maquiagem antes de dormir. A maioria das mulheres, ao chegar das festas cai direto na cama, e acaba pulando essa etapa super importante da maquiagem. Já eu quando entendi o quão prejudicial isso é para minha pele, nunca deixei em nenhum momento de retirar a maquiagem, mesmo que às vezes o demaquilante próprio não estivesse em mãos. Água e sabão ajudam, sabia? Não ter demaquilante não é desculpa, viu?

Dormir maquiada é um dos maiores erros que as mulheres podem cometer. O que ocorre é que a maquiagem tampa os poros, impedindo assim a pele de respirar. Com isso, a pele se torna mais oleosa, e o envelhecimento é acelerado. A maquiagem excessiva pode causar irritações e obstruir os poros. Isso favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de deixar a pele com uma aparência envelhecida e cansada. Ninguém quer isso, acertei?

Agora vem a pergunta automática: tá, eu aprendi, mas como eu retiro corretamente minha argamassa querida de cada dia maquiagem? Aqui vão algumas dicas infalíveis para continuar com sua pele de pêssego, ou de abacaxi não ficar pior ainda, que é meu caso.

Você deve encontrar o demaquilante certo para seu tipo de pele, afinal, o que serve para uma pele oleosa, não serve para uma pele seca, não é? Existem muitos leites de limpeza, lenços umedecidos específicos para retirar maquiagem, mas se você optou apenas pelo demaquilante algumas dicas são importantes para usá-lo: molhe o algodão bem macio com o demaquilante, para que o atrito não machuque a pele. Nunca esfregue a pele, passe o algodão delicadamente. O melhor é aplicar várias vezes o produto até retirar os restos da maquiagem. Passe o algodão em movimentos de baixo para cima. Você também tem que ter cuidados com os olhos, as pálpebras tem ligamentos que enfraquecem com a idade, causando os famosos pés-de-galinha. Para não acelerar esse processo, faça movimentos circulares, partindo do canto externo em direção ao canto interno do olho, nunca ao contrário.

Se você se assustou com esse artigo, deve tá pensando ‘mas se maquiagem faz tão mal assim para a pele, não é melhor simplesmente deixar de usá-la?’. É uma situação hipotética, essa dúvida, mas garanto que alguém se identificou com isso, certo?

Bom, se alguém pensou isso, esse alguém está errado. Pois a maquiagem além de nos deixar lindas, e valorizar o que temos de mais bonito (e também esconder o que não é tão bonito assim), protege a pele, formando uma “segunda camada” sobre a pele, a protegendo do sol e de outras mudanças climáticas. Nada de entrar na conversa da mãe e da vó que dizem que aquela senhora ali da rua tem a pele daquele jeito pq usa pó compacto todo o dia [eu já cai nessa história quando era pequena, e tive trauma de pó compacto por um bom tempo, até aprender que isso era apenas um mito, e tocação de terror da minha mãe.] O pó compacto, ao contrário, ajuda a tirar a oleosidade que sua pele naturalmente tem. Esse tipo de composição é ideal para quem tem pele mista ou oleosa, o que é meu caso, junto com bases oil-free. E procurar produtos com filtro solar é também muito importante, em qualquer estação do ano, ok?

Se de alguma maneira essa matéria foi esclarecedora para você, pense naqueles contras que embrulham o estômago citados no inicio desse post, e ao deitar na cama de maquiagem, lembre-se dos probleminhas posteriores, e tire uns 5 minutinhos do seu sono, para fazer um bem a sua pele, e a sua auto-estima.

Beijos e até o próximo post!

0 Comentários:

Postar um comentário